Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto https://revistacult.uol.com.br/home/a-dimensao-possivel-da-epifania

 

 

JOSÉ HORÁCIO COSTA

( BRASIL – SÃO PAULO )

 

José Horácio de Almeida Nascimento Costa

Professor universitário e poeta com vários livros de criação e crítica literária publicados em diversas línguas; sua poesia está traduzida para a línguas espanhola, inglesa, francesa, catalã, alemã, sueca, italiana, holandesa, macedônia, romena e búlgara. Seus mais recentes livros de poemas foram: Ravenalas (2008); Ciclópico Olho (2011); Bernini (2013), Ravenalas y otros poemas (Buenos Aires, 2013), 11/12 - Onze Duodécimos (2014), A hora e vez de Candy Darling (2016), Duas ou três coisas airadas (2018), Satori ? 30 anos, 2019, São Paulo, 20 de Março de 2020 (2021) e Viagem ao México 3 (Lisboa, Portugal e Lima, Peru, em tradução ao espanhol, 2022).

Recebeu o prêmio da APCA (Associaçâo Paulista de Críticos de Arte), em 1990, pela organização do encontro internacional que gerou o livro A palavra poética na América Latina (1992). Defendeu tese de doutoramento original sobre José Saramago em 1994 ("José Saramago: O período formativo", publicado em 1997 em Portugal, em tradução ao espanhol em 2003 no México, e em re-edição de 2020, no Brasil). Em 1993, recebeu a "Distinción Universidad Nacional para Jóvenes Académicos" em "Aportación Artística y Extensión de la Cultura", outorgada pela Universidad Nacional Autónoma de México-UNAM, da qual era professor na Faculdade de Filosofia e Letras ("Colegio de Letras Hispánicas"). Foi membro do júri de vários prêmios internacionais, inclusive o da FIL-Guadalajara (2013 e 2014) e presidente do júri do Prêmio Octavio Paz de Poesia e Ensaio (2000). Foi, também, presidente da ABEH - Associação Brasileira de Estudos de Homocultura no biênio 2006-2008.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Artes - New York University (1983), mestrado em Filosofia - Yale University (1986), mestrado em Artes - Yale University (1986) e doutorado em Filosofia (PhD), Yale University (1994). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, especialmente em poesia e no estudo do cânone poético das línguas portuguesa e espanhola, e em estudos comparativos Portugal, Brasil e América Hispânica. Traduziu poetas modernos centrais, como Octavio Paz, José Gorostiza, César Vallejo e Elisabeth Bishop. Morou vinte anos fora do Brasil, fixando residência em diversos países como EUA, Espanha, Portugal e México, onde foi professor-titular da mencionada Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM. Retornou ao Brasil em 2001 para dar aulas como professor de tempo completo na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Desde 2020 é professor livre-docente (Associado) em dita FFLCH-USP. Seu livro Bernini foi o vencedor da 56ª edição do Prêmio Jabuti na categoria poesia, em 2014. Ocupou as cátedras "Alfonso Reyes", de El Colegio de México e "José Saramago", da Facultad de Filosofía e Letras das UNAM. É membro do "Centro de Humanidades - CHAM" da FCSH da Universidade Nova de Lisboa no projeto "Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos", e do "Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa", da Universidade do Porto, Portugal, no projeto "Intersexualidades". Tem mais de 50 ensaios em revistas acadêmicas e coordenou o Programa de Pós-Graduação de Literatura Portuguesa da FFLCH-USP (2018-20). Em 2020 foi selecionado com a bolsa CAPES-PRINT/USP na categoria "Visitante Sênior" para permanecer um semestre na FFyL-UNAM em 2021, para desenvolver a pesquisa "Livros e autores portugueses na Nova Espanha e no México Independente 1550-1810", que fora objeto de sua estância de pós-doutoramento nessa mesma universidade em 2017.

Informações coletadas do Lattes em 20/04/2024

 

POESIA SEMPRE.  Minas Gerais.  Número 22. Ano 1.  Janeiro – Março 2006Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional,  2006.   ISSN 0104-0626.                                  Ex. biblioteca de Antonio Miranda

 

Inconcluso

Sentado ao pé do Palazzo Farnese
considerando caminhar a sós a Via
Giulia, agora que cai a tarde d´outono,

ao lado do casal de americanos
— ele bermuda khaki, ele cabelos
de milho, ambos felizes, si vede,

in Rome, togheder in Rome — penso
nas vezes que visitei esta praça
com os meus dois maridos ausentes:

um morto, afogado em Zihuatanejo,
outro divorciado, a operar suas
parturientes, já que é terça hoje,

e notando os padres jovens e belos
que asseguram o perpétuo da Igreja
e que lentos desfilam aos pares,

sim, em Rome, sinto-me só e observo
não apenas o que aos olhos é festa
mas também as minhas próprias mãos:

saíram-me manchas de melanina
esparsas pelos dorsos, e falam-me
mais alto que memórias de promenades

passadas no tempo sem pressa e finito,
e do devir que não vem nem se esvai
e quebra-se do contemplar o encanto

com essas manchas recentes, que esgotam
o corpo, dia a dia, no agora. Prevejo
passear a mais bela rua de Roma.

dom o novo peso das pintas-surpresa
e vêm-me saudades de um sono antigo,
de um escapar da vida sem o propor-se

e dos monumentos e pontos turísticos
para dentro do amor e seus avatares,
sinto-me só, cresce o foro da melanina,

sem esforço suspendo a escritura
se prepara-se em mim o trajeto
rumo à Via del Consolato t

onde viveu Murilo Mendes, e o saúdo
no meio do poema inconcluso, no último
terceto e perto, cada vez mais, do último

som.

 

*
VEJA e LEIA outros poetas de SÃO PAULO em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/sao_paulo/sao_paulo.html

Página publicada em agosto de 2024


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar